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Como incluir pães, massas e biscoitos na dieta?

14
Jan

Certos preconceitos em relação aos alimentos que têm carboidrato levam muitas pessoas a banir pães, massas e biscoitos da dieta. Mas esse nutriente é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Sem ele, o cérebro acaba prejudicado e sobra desânimo para as tarefas do dia a dia.

Para falar sobre o assunto, convidamos Vanderlí Marchiori, nutricionista, fitoterapeuta e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, com especialização em medicina natural pelo Manchester Institute, de Boston, nos Estados Unidos.

TrigoéSaúde: Na sua opinião, quais são os principais nutrientes oferecidos pelo trigo e seus derivados?
Dra. Vanderlí Marchiori: O trigo é um cereal que oferece carboidrato. Seu gérmen é rico em vitamina E – um poderoso antioxidante -, e o farelo contém boas doses de vitaminas do complexo B e fibras.

Quais são as dicas para o consumo saudável dos derivados do trigo?
Dra. Vanderlí Marchiori:

Pão
No caso do pão, é bacana optar por versões integrais, inclusive do tipo francês, que já é facilmente encontrado em padarias do Brasil. Os pães preparados com farinha integral e grãos são mais nutritivos e colaboram para o bom funcionamento intestinal. Vale lembrar que eles são itens essenciais no café da manhã para garantir a disposição.

Macarrão
Já as massas devem ser acompanhadas de molhos saudáveis, como os preparados com vegetais frescos. Isso não significa que os molhos brancos não possam entrar no cardápio. Mas, nesse caso, o consumo precisa ser esporádico e a dica é evitar exageros no tamanho das porções. Ressaltando que o macarrão integral é uma opção rica em nutrientes.

Biscoitos e bolos
Os biscoitos, por sua vez, são bem-vindos para compor lanches. As melhores combinações são as geleias de frutas que oferecem substâncias benéficas, além de sucos, chás e leite. Bolos preparados com farinha integral também são excelentes para os lanchinhos. Só não vale incrementar a receita com chantili e outros ingredientes engordurados. Aqui é importante salientar que essas merendas não devem substituir as grandes refeições.

Pizza
Por fim, as pizzas. Elas também não precisam ser banidas do cardápio saudável, mas a sugestão é escolher coberturas feitas com vegetais, como a rúcula, a escarola, a abobrinha, e queijos magros, como a ricota.

Qual a sua opinião sobre as dietas que pregam a exclusão de carboidrato?
Dra. Vanderlí Marchiori: A ciência comprova que, para se manter saudável, nosso organismo precisa de cerca de 50% de carboidratos, distribuídos ao longo do dia.
Quando se exclui esse nutriente, nosso corpo usa gorduras e massa muscular como uma fonte de energia. Além disso, essas dietas pecam pelo excesso de proteínas, que podem sobrecarregar os rins.

Quais são os principais sintomas da falta de carboidrato no organismo?
Dra. Vanderlí Marchiori: Mau humor, mau hálito, cansaço ao longo do dia, alterações no sono e no comportamento e, por fim, a perda de massa muscular.

Qual a relação do carboidrato com o humor?
Dra. Vanderlí Marchiori: Esse nutriente é importante para a produção de uma substância chamada serotonina, que está por trás de sensações de bem-estar e alegria.
A falta de carboidrato interfere com o funcionamento do cérebro e isso pode resultar em um “pavio mais curto”. 

 

Trigo é Saúde!

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