BLOG DA OFELINHA

Você está em: Home / Blog da Ofelinha
Buscar Notícias
CATEGORIAS
Empresa
Eventos
Geral
Produtos
Receitas
ARQUIVO
Março (7)
Fevereiro (2)
Janeiro (1)
Dezembro (4)
Novembro (1)
Outubro (7)
Setembro (3)
Agosto (4)
Julho (9)
Junho (12)
Maio (8)
Abril (3)

Carboidrato à noite é bom

14
Mar
Sabe aquela ideia de que comer massa à noite engorda? Um estudo israelense, publicado na revista SAÚDE deste mês, não apenas desmistifica essa crença como também sugere o contrário: o consumo desse nutriente no jantar, segundo a reportagem, tem a vantagem de aplacar a fome durante o dia seguinte, facilitando a perda de peso.

O ponto de partida para a pesquisa, realizada pela Universidade Hebraica de Jerusalém, foi o costume alimentar dos muçulmanos durante o Ramadã. O período sagrado para os muçulmanos, celebrado no nono mês do calendário islâmico, todos os anos é marcado por várias restrições – uma delas é fazer um jejum desde o amanhecer até o Sol se pôr. Essa mudança brusca na rotina alimentar chamou a atenção dos pesquisadores, que decidiram investigar o que acontece com o apetite e a saúde de quem espera o jantar para comer carboidratos. Os estudos mostraram que, nesse caso, há uma alteração nos padrões de liberação de leptina, o hormônio que sinaliza para o cérebro a sensação de saciedade.

Além do movimento da leptina, os cientistas notaram também o sobe e desce de outros dois hormônios: a grelina, que desencadeia a fome, e a adiponectina, que, entre outras funções, facilita a ação da insulina. Os participantes da pesquisa, ao todo 78 gordinhos, encararam uma dieta de 1500 calorias diárias, bem distribuídas em 20% de proteínas, de 30 a 35% de gorduras e de 45 a 50% de carboidratos. O que levou ao resultado positivo para os carboidratos é que metade deles podia comer o nutriente durante o dia e a outra metade à noite. Depois de seis meses, todos perderam cerca de 10 kg. Mas os que comeram massas à noite apresentaram índices maiores de saciedade graças à leptina, que diminuiu o apetite do dia seguinte, acalmando os níveis da grelina, o hormônio da fome. Uma ótima notícia para quem briga com a balança e se poupa de comer espaguete no jantar.

“O estudo foi bem conduzido e os resultados são fidedignos“, analisa a nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do Trigo é Saúde, após ler a reportagem completa. A ideia de que o carboidrato depois do anoitecer seria engordativo, diz ela, pode ser mesmo um mito. “O que engorda é o excesso de calorias, vindas elas de qualquer nutriente. Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias e cada grama de gordura fornece 9 calorias. Olhando dessa maneira, não deveríamos consumir gorduras no jantar”, diz a nutricionista. “O que deve acontecer é reduzirmos a quantidade de alimentos para facilitar o processo digestivo, e não excluir os carboidratos”, sublinha Vanderlí.

 

Trigo é Saúde!

Carboidrato à noite é bom
MAIS FOTOS
VOLTAR
+55 43 3232 8888
Rod. PR 323 - Km 424
Entrocamento PR 090
CEP 86170-000 - Caixa Postal 04
Sertanópolis - Paraná - Brasil
Twitter
Facebook
You Tube
MAPA
RESTRITO
WEBMAIL
Tia Ofélia
Marrocos
Ofélia
Marrakech
FECHAR

ACESSO RESTRITO

Clique na área desejada
para fazer login.

 WEBMAIL